Proposta Pedagógica


      Todo trabalho de ensino-aprendizagem desenvolvido pelo Colégio Cecília Meireles é baseado em três grandes objetivos; o desenvolvimento da linguagem oral, o desenvolvimento da linguagem escrita e o desenvolvimento do raciocínio.


      Para alcançá-los os profissionais do Colégio se apoiam no Socioconstrutivismo, teoria que vem sendo desenvolvida a partir dos estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) e seus seguidores.


      Neste método, o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando grandes avanços em direção ao desenvolvimento.


      O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos o da “zona de desenvolvimento proximal”, que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre “o ser e o tornar-se”.


      É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz o conhecimento. O professor atua como mediador ente o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo. Então, aprende-se observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).


Colégio Cecília Meireles - São Carlos | Todos os direitos reservados ©
Rua Francisco Maricondi, 140 | CEP:13566-400 | São Carlos/SP | Tel 16 3361-5264 / 16 3372-2536